sábado, 15 de janeiro de 2011

entrevista para tv da cidade de parnaiba portal costa norte

Lixo eletrônico são os resíduos do descarte de equipamentos como computadores, TVs, celulares, máquinas fotográficas, dentre outros.



Se o seu destino forem lixões, ameaçam porque possuem metais pesados altamente tóxicos, como chumbo, mercúrio e cádmio. Em contato com o solo, contaminam o lençol freático; queimados, poluem o ar. Cerca de quatro milhões de computadores são descartados, todos os anos no Brasil. Além de prejudicarem o meio ambiente, muitos deles poderiam ser reaproveitados. Em Parnaíba, jovens do projeto Casa Brasil mostram como recuperar equipamentos estragados.



O projeto atua na manutenção de computadores, possibilitando o uso normal posteriormente. Mais recentemente foi dado início ao processo de reciclagem de equipamentos estragados, chegando a fechar parceria com a faculdade piauiense para a confecção de novos produtos a partir da carcaça de monitores, o que elimina a possibilidade de termos mais substâncias tóxicas em nosso meio.



Periodicamente chegam ao projeto alguns aparelhos para passarem pela reciclagem, que entram em uma fila de espera para chegarem ao resultado final, como lixeiras. Consciência ambiental e ecológica é o primeiro passo para encontrar novos meios para utilização do e-lixo ou lixo eletrônico.



Gustavo, responsável pela metareciclagem no projeto, fala ainda de outras oportunidades de parceria como a feita com o Instituto Federal do Piauí, onde ele realizou palestras acerca do tema para estudantes da área de tecnologia a instituição. Contatos para maiores informações acerca da reciclagem de e-lixo podem ser feitos através do fone (86) 9408-3135.